X Fechar

BLOG

SEGUNDA SEM CARNE

A substituição da proteína animal pela proteína vegetal é uma realidade que vem ganhando adeptos em todo o mundo. O menor consumo de carne tem sido recomendado não somente por questões envolvendo a saúde humana, mas pelo equilíbrio ambiental e pelos animais, é claro!. Restaurantes, mercados e escolas têm se adaptado a esta nova era da alimentação, impulsionados, principalmente, por jovens que questionam as práticas da indústria da carne.

Neste sentido, o movimento Segunda Sem Carne – criado em 2003, nos Estados Unidos - tem ganhado força, e hoje está presente em mais de quarenta países. O Brasil é considerado um dos países onde a iniciativa tem causado maior impacto, poupando, apenas em 2017, mais de duas mil toneladas de carne. O nome é autoexplicativo, e a proposta é simples: tirar do cardápio, pelo menos num dia da semana, o consumo de carnes e produtos de origem animal.

Muito além dos benefícios gerados pela redução do consumo às segundas-feiras, o movimento visa conscientizar e alertar para questões mais complexas. Como, por exemplo, a preservação da saúde da população humana, comprometida pelas altas quantidades de carne presentes em suas dietas e a preservação do planeta Terra, que sofre a degradação imposta pela indústria do agronegócio, entre outras.

Pessoas influentes e grandes personalidades já aderiram ao movimento.
Veremos essa mudança comportamental ganhar ainda mais força nos próximos anos.
E você? Quer fazer a diferença no mundo a partir do seu prato?