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NOVO VAREJO PEDE ATITUDE... DE SEUS VENDEDORES

Um dos grandes problemas do varejo, certamente é turnover de vendedores. Isso acontece pela visão que se tem de que essa atividade é de transição. A maioria está vendedor(a) quando deveria ser vendedor e quando deveria incorporar a atividade como uma profissão e, das melhores!

Mas por que isso acontece?

Aqui o objetivo não é apontar causas, mas como executivo vivendo experiências no contato com muitos lojistas e vendedores do varejo por esse imenso Brasil, trazer reflexões.  Nas várias conversas sobre o assunto, percebo alguns pontos em comum, pontos esses certamente já citados por renomados consultores, mas que valem a repetição. Alguns são de responsabilidade do próprio vendedor(a) que imagina grande parte das vezes que uma boa comunicação, ou melhor, um bom papo seja suficiente para atuar como vendedor, outros pontos já dizem respeito ao empregador, que muitas vezes não valoriza a profissão de sua própria equipe de frente, nem financeiramente, nem em termos de desenvolvimento profissional e pessoal.

Então, acredito que apesar do recado já ter sido dado nos parágrafos acima, vale algumas pautas:

Você vendedor:

  1. Faça autoanalises e tente identificar se seu perfil é adequado a área de vendas. Um ponto básico no perfil – GOSTAR DE GENTE;

  2. Pesquise mais sobre vendedores de sucesso - faça um paralelo com suas atitudes e com o seu conhecimento;

  3. Pesquise mais sobre vendedores de sucesso II – descubra remunerações daqueles que fizeram da atividade sua bela profissão – você irá se surpreender;

  4. Após isso, mesmo que sua ideia para o futuro não seja empreender a carreira de vendedor, enquanto estiver nela, faça o seu melhor, se destaque e, quem sabe seja percebido por algum caçador de talentos. Pode ser também que você acabe se tornando um excelente profissional de vendas, percebendo o universo que a área poderá lhe proporcionar, usufruindo do melhor da profissão;

  5. Tenha objetivos de vida – eles te movem sempre à frente;

  6. Se especialize em vendas;

  7. Se atualize frequentemente;

  8. Seja um expert em mídias sociais;

  9. Faça sempre mais, se destaque, se diferencie;

  10. Saia de traz do balcão, ouse e saboreie o sucesso!


Você empreendedor de varejo:

  1. Valorize seus vendedores;

  2. Estimule com campanhas e sinalize para uma carreira;

  3. Tenha em mente o melhor perfil para o seu segmento;

  4. Selecione de forma profissional e séria. A indicação é fundamental, desde que não seja a única fonte de recrutamento;

  5. Se especialize em gestão de talentos;

  6. Se atualize frequentemente;

  7. Não corte as mídias sociais, pelo contrario estimule sua equipe a utiliza-las profissionalmente;

  8. Risque de sua mente a ideia de não treinar a equipe para que seu vendedor não acabe sendo levado pelo concorrente. Se você tem um ambiente saudável, justo, motivador e bem remunerado, não há porque o seu vendedor sair, mas, se mesmo assim sair, certamente haverá uma fila de novos candidatos esperando uma oportunidade para trabalhar em tão bela empresa.


Durante muito tempo a atividade de vendas, principal fonte do sucesso de qualquer empreendimento, no varejo, por estranho que possa parecer foi relegada a segundo plano, por um ou outro motivo, tanto da parte de quem contrata, quanto da parte de quem quer ser contratado. Parece contraditório, talvez você proprietário de loja até relute em admitir essa afirmação, mas por favor, reflita racionalmente sobre os 8 pontos acima.

Para você vendedor, são 10 os itens, reforço aqui seu pensamento critico e, principalmente sua atitude a partir das constatações.

Vale ou não vale uma reflexão?

 

Sucesso e, excelentes vendas!