X Fechar

BLOG

LIVROS INDISPENSÁVEIS

Existem livros que transformam a vida do leitor e marcam para sempre sua caminhada.

Sou suspeito, cultivo o hábito da leitura desde jovem e estou sempre a procura do próximo livro, que encaro como um novo universo a ser explorado, repleto de novas ideias e possibilidades e carregado de muito CONHECIMENTO. Os verdadeiramente marcantes são aqueles que nos tiram do lugar comum e nos fazem pensar além. São estes que buscamos consultar em momentos de dúvidas, incertezas ou para buscar inspiração.

Desde o início do trabalho com a Booq, dois livros em especial me auxiliaram muito, em dois momentos distintos, e tenho certeza que serão de grande valia para qualquer empreendedor. Abaixo falarei um pouco sobre eles e porque os considero fundamentais para lhe auxiliar na estruturação e crescimento de sua empresa:

 

“O Mito do Empreendedor” de Michael E. Gerber

 

Um livro indispensável para quem tem ou quer iniciar uma pequena empresa. Focado em desmistificar questões que dificultam seu crescimento e provar através de exemplos práticos que uma pequena empresa é, em 100% dos casos, um nítido reflexo do seu líder/empreendedor.  Aborda de forma direta a diferença entre um empreendedor nato e um técnico na pele de empreendedor.

No caso prático vivido com a Booq, o livro foi um dos grandes responsáveis pela atitude adotada desde o primeiro dia de empresa: buscar uma forte estruturação através da contratação imediata de pessoas capacitadas para cada área. O autor deixa claro que a visão do empreendedor “faz-tudo” não se aplica ao mercado atual.

 

“Trata-se da suposição feita por todos os técnicos que abrem negócio próprio. Ela traça o destino da empresa no momento em que é aceita. Tal suposição é: quem entende o trabalho técnico de uma empresa entende a empresa que faz o trabalho técnico. Fatal por não ser verdadeira e representar a causa fundamental do fracasso da maior parte das pequenas empresas... Mas o técnico que abre uma empresa não sabe disso.” (GERBER, 2011).

 

“A Excelência do Olho de Tigre” de Renato Grinberg

 

Fundamental para empresas que passaram pelo momento de estruturação e precisam dar um passo adiante. Como ganhar mercado e ampliar as vendas sem perder seu propósito e valores? Como manter o foco e a resiliência? Um verdadeiro guia para líderes que buscam crescimento e resultados e não se conformam com estagnação e comodismo.

 

“Fome e apetite são dois conceitos que se complementam. Fome é necessidade. Apetite é desejo. O apetite deve ser permanente, mas a fome é que faz a força do ataque... No mundo dos negócios, existe uma lei que vale tanto para empresas quanto para profissionais: quem não cresce desaparece... SÓ A FOME FAZ CRESCER.” (GRINBERG, 2016).

 

Espero que a leitura dos livros acima ajude você a superar os obstáculos que certamente encontrará no caminho que leva ao sucesso e a realização de seus sonhos. Uma coisa é certa: A ÚNICA FORMA DE REDUZIR O RISCO É AUMENTANDO O CONHECIMENTO! Boa leitura.